IPATINGA - MG
Apresentação  Links   Hoteis em Ipatinga   Fotos   Restaurantes


IPATINGA
População 195.793 Homens 96.266 Mulheres 99.527
Área Total(km2) 166 Densidade pop. 1179.48

Fonte: IBGE

Ipatinga era uma região totalmente coberta por mata atlântica e habitada por índios. Aos poucos as terras foram invadidas e colonizadas por forasteiros motivados pela vinda da Estrada de Ferro Vitória a Minas, isso no ano de 1920.

O crescimento da população só ocorreu mesmo nos anos 60, com a instalação da USIMINAS, o que fez com que o município se emancipasse. Antes, Ipatinga pertencia aos municípios de Antônio Dias e Coronel Fabriciano.

São duas as versões sobre a origem do nome da cidade. Uma delas diz que a palavra Ipatinga era resultado de Ipa de Ipanema e Tinga de Caratinga, dois municípios do leste mineiro. A outra hipótese é a mais aceita, explica que o nome veio do tupi e significa "pouso de águas limpas".

O crescimeto do comércio é grande. Ipatinga possui hoje uma vida cultural bem diversificada e intensa. Os grupos de teatro, musicais e folclóricos estão sempre em apresentações no Parque de Ipanema, no Centro Cultural 7 de Outubro e no antigo prédio da Estação Ferroviária, a "Estação Memória".

A cidade se destaca muito por sua qualidade de vida e toda a sua modernidade, além de possuir muitas atrações naturais como o Parque das Cachoeiras que possui trilhas de caminhadas, quadras esportivas e piscinas naturais e artificiais, tudo isso para quem procura um turismo ecológico.

As atrações turísticas das cidade são muitas, entre elas estão: O Parque da União, que é o resultado de duas lagoas recuperadas, o Parque da Samambaia, que possui um grande espaço verde destinado ao turismo e ao lazer, o Parque da Ciência de Ipatinga que contém um grande acervo e propicia à população compreender os processos e progressos científicos, além de apoiar a modernização.

A preservação do patrimônio cultural da cidade é algo muito importante entre os seus moradores. Por ser um lugar com recentes transformações por causa da sua industrialização, Ipatinga tem grande respeito e carinho por toda a sua memória cultural e histórica. Na sua Estação de Memória, um dos seus pontos turísticos, acontecem diversos shows, exposições e projetos culturais e o local ainda reserva uma exposição permanente aberta para todos.

Por oferecer todos estes pontos turísticos, unidos a uma grande área verde que oferece muita tranqüilidade e lazer, a cidade atrai visitantes de todos os lugares do Brasil, fazendo dela um belo roteiro.