GUAJARÁ-MIRIM - RO
Apresentação  Links   Hoteis em Guajara-mirim   Fotos   Restaurantes


GUAJARÁ-MIRIM
População 36.542 Homens 18.472 Mulheres 18.070
Área Total(km2) 25.214 Densidade pop. 1.45

Fonte: IBGE

A região onde Guajará-Mirim está localizada, no passado era conhecida como um ponto de referência para designar o ponto brasileiro do ponto boliviano. No início do século XX a região tornou-se conhecida graças à implantação do terminal da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, inaugurada em 1912.

Guajará-Mirim fica às margens do Rio Mamoré, e por isso é conhecida como a Pérola do Mamoré. Na cidade ocorre um fenômeno interessante, as junções dos rios Mamoré com o Pacaás-Novos. As águas barrentas do Mamoré ficando separadas das águas cristalinas do Pacaás-Novos.

No centro de Guajará-Mirim está a bela Catedral de Nossa Senhora do Seringueiro. A sua construção foi iniciada em 1956, levando 15 anos para a sua construção ser terminada. Segundo conta a história, a Catedral recebeu este nome devido à ligação dos trabalhadores ao seringal.

Outras atrações turísticas da cidade são o Museu Histórico Municipal de Guajará-Mirim, com peças bastante interessantes, que guarda em seu acervo, personagens que fizeram parte das história da região, e nos fundos está a locomotiva Berlwer Marchinenbav que fez parte da história da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. E o Real Forte Príncipe da Barra, localizado às margens do Rio Guaporé.

Situada no Estado de Rondônia, Guajará-Mirim está a 320 km da capital, Porto Velho.