DIAS D'ÁVILA - BA
Apresentação  Links   Hoteis em Dias d'avila   Fotos   Restaurantes


DIAS D'ÁVILA
População 37.916 Homens 18.904 Mulheres 19.012
Área Total(km2) 208 Densidade pop. 182.29

Fonte: IBGE

A origem de Dias D'Ávila remonta à fundação da Feira de Santo Antônio do Capume no século XVII, a primeira feira agropecuária da Bahia, se tornando um dos maiores centros de comercialização de gado. Em 1928 a antiga feira passou a se chamar Dias D'ávila, que em maio de 1979, foi elevada a município, conseguindo sua emancipação cerca de 6 anos mais tarde.

Dias d’Ávila está localizada a cerca de 50 km da capital, Salvador, fazendo parte da região metropolitana. Está situada sobre um rico lençol freático, que proporcionou a implantação de indústria na região. A imigração foi muito grande nesse município principalmente devido à industria e à proximidade do Pólo Petroquímico. Hoje a cidade conta com mais de 50 mil habitantes.

Com a descoberta das qualidades terapêuticas das águas do Rio Imbassay, Dias d'Ávila passou a ser considerada área de veraneio, sendo a lama medicinal do Rio usada para tratamento de doenças de pele. Como acesso mais fácil do que a fonte da bica (Itaparica), Dias D'Ávila se transformou num centro turístico, e sua água passou a ser comercializada no mercado. Além do Rio Imbassay e Jacumirim considerados os mais importante da região, a cidade possui bacia hidrográfica formada pelos Rios Jacuípe e Joanes.

Os produtos minerais mais importantes são a Água, Areia e Caulim. Na agricultura destaca-se o cultivo da mandioca, batata doce, coco, milho e banana. No setor Industrial, Dias D'Ávila conta com fábricas de engarrafamento de água mineral, indústria de bebidas e fábrica de cerveja. Atualmente a base econômica do município gira em torno do complexo do cobre e do Pólo Empresarial. O município conta ainda com o desenvolvimento da fruticultura e pecuária.