O município de Cametá localiza-se no estado do Pará, tendo sua fundação datada do ano de 1620. Esta cidade está localizada a cerca de 150 m de altitude, com clima equatorial e população estimada em aproximadamente 110 mil habitantes. Sua fundação foi feita pelo Frade Capuchinho Cristóvão José, às margens do rio Tocantins onde habitavam os índios Camutás, que moravam em casas nos topos das árvores. A cidade guarda numerosos fatos históricos da política do Pará, com destaque para a cabanagem.

A cidade ganhou o carinhoso apelido de "Terra dos Notáveis", que veio devido ao desempenho de alguns filhos ilustres, homens que se destacaram na política, na religião e no social.

Apesar de não ser uma cidade rica, apresenta uma beleza rústica e natural bastante apreciável. Além de estar cercada pela natureza amazônica e ter habitantes simpáticos e hospitaleiros, apresenta também uma grande riqueza cultural.

Em Cametá nasceram várias danças e costumes tradicionais do Pará. Sua festa junina é famosa e também um dos melhores carnavais do estado ocorre nesta cidade. Entre as principais atrações e eventos lá encontrados, merecem destaque a Praia da Aldeia, suas 90 ilhas, o Bar na Beira do Rio, Barco Venino Pantoja, Pesca do Mapará, o Famoso Samba de Cacete, Cordão da Bicharada e o Carnaval.