BREVES - PA
Apresentação  Links   Hoteis em Breves   Fotos   Restaurantes


BREVES
População 75.166 Homens 38.658 Mulheres 36.508
Área Total(km2) 9.600 Densidade pop. 7.83

Fonte: IBGE

Breves está situado no estado do Pará, ao sudoeste da ilha do Marajó. Sua população estimada é de mais de 95 mil habitantes e seu clima tropical, em sua área de 9.550,454 km². Os índios da tribo dos Bocas foram os primeiros habitantes da região. As terras onde se localiza a cidade foram sesmarias concedidas aos irmãos portugueses Manuel Breves Fernandes e Ângelo Fernandes Breves, em 19 de Novembro de 1738. Com a instalação de um engenho, o lugar passou a ser chamado de “Engenho dos Breves”, em homenagem aos seus fundadores. O município de Breves foi criado em 1851. Atualmente, o município é constituído pela sede e os distritos de Antônio Lemos, Curumu e São Miguel dos Macacos.

O acesso à cidade é feito: através de barco por Belém, a viagem tem duração de 12 horas, partindo dos portos Bom Jesus, Custódio, Tamandaré, Comercial, Mundurucus e Ankel ou através de avião, em vôo fretado, com duração de 45 minutos.

A economia do local é feita baseada no extrativismo, destacando-se açaí, palmito, carvão e madeira; na agricultura, destaca-se arroz, milho, mandioca, laranja, banana e limão; e na pecuária, destaca-se gado, búfalo e suínos.

Na região são realizadas tradicionalmente festividades como o Forrozão Marajoara e o Festival Brevense de Folclore, onde são apresentados os inúmeros grupos folclóricos do município, com as danças: Xote, mazurca, carimbó e retumbão.