BREJO DA MADRE DE DEUS - PE
Apresentação  Links   Hoteis em Brejo da madre de deus   Fotos   Restaurantes


BREJO DA MADRE DE DEUS
População 34.858 Homens 17.346 Mulheres 17.512
Área Total(km2) 783 Densidade pop. 44.52

Fonte: IBGE

O nome de Brejo da Madre de Deus foi dado em virtude de um acidente geográfico. É um vale formado pelas serras da Prata, Estrago e Amaro, onde foram os padres da congregação São Felipe Nery e fundaram um hospício, às margens do riacho batizado como Madre de Deus.

Por sua formação rochosa, com o chão árido e clima frio, Brejo da Madre de Deus também serviu como cenário para diversas filmagens. Podemos destacar algumas produções rodadas na cidade como os filmes "A Noite do Espantalho"; "Terra sem Deus", "A Vingança dos 12" e "Riacho de Sangue", além do clip gravado pelo cantor e compositor Lenine.

Essa cidade é também famosa pelo sentimento religioso, com Igrejas, Catedrais, além da Semana Santa e da festa de São José, padroeiro da cidade. Em Fazenda Nova há ainda os festejos de Sant'ana, que acontecem menos de um mês após o São João. Entre as igrejas, destacamos a Matriz de Nossa Senhora do Bom Conselho, que é ornamentada com vistosas palmeiras imperiais.

No centro da cidade, é indispensável conhecer o casario colonial, com fachadas em azulejos portugueses do final do século XVIII e início do século XIX e suas pinhas em louça. O museu da história local é um casarão, com as paredes revestidas em azulejos portugueses, abrigando peças de personagens da história do Brejo; peças de artesanato local também podem ser compradas pelos turistas que visitem o museu.

Entre os principais eventos, destacamos o enduro de motocross (realizado no mês de agosto); a vaquejada, em outubro, e a Toyofest, dedicada a motoristas que dirigem carros lotação (toyoteiros como são chamados) e agitam os mais jovens que dançam a noite inteira ao som do forró.

No entanto, o maior atrativo da cidade é o teatro de Nova Jerusalém. A construção é uma réplica da Jerusalém sagrada, com lagos artificiais, uma grande muralha com 3 metros de altura e 12 torres de pedra. Este teatro é considerado o maior do planeta. Todos os anos, durante a Semana Santa, acontece o espetáculo da Paixão de Cristo, onde são encenados os últimos dias da vida de Jesus, registrando a presença de mais de duzentas mil pessoas ao espetáculo.