BARRA MANSA - RJ
Apresentação  Links   Hoteis em Barra mansa   Fotos   Restaurantes


BARRA MANSA
População 166.745 Homens 81.537 Mulheres 85.208
Área Total(km2) 549 Densidade pop. 303.73

Fonte: IBGE

O início do povoamento na cidade se deu por volta de 1764, quando Francisco Gonçalves de Carvalho obteve uma sesmaria junto ao vice-rei D. Antônio Álvares da Cunha. Sua intenção era fundar uma fazenda com a criação de gado e mantimentos entre o rio Paraíba do Sul e o Rio Bananal, exatamente no local onde passava um córrego chamado Barra Seca ou Barra Mansa.

Em 1765, José Alberto Monteiro obteve do vice-rei uma sesmaria que ficava à margem do Rio Paraíba, onde hoje está localizada Volta Redonda. Anos se passaram e estas sesmarias mudaram de dono e em 1827 o Barão de Aiuruoca, fundador da cidade, recebeu as terras por herança.

O pequeno povoado foi crescendo e em 1832, foi criada a Vila de São Sebastião de Barra Mansa. Em 1954 foi emancipada do distrito de Volta Redonda. Barra Mansa foi considerado na década de 30 como o maior produtor de leite do Brasil e entre as décadas de 30 e 50, foi conhecido como Pittsburgh Fluminense.

A cidade passou a ser conhecida também como a "Cidade do Aço". A maioria de sua população são descendentes de imigrantes europeus, o seu município tem a segunda maior população da Região Sul Fluminense e cerca de 528 unidades industriais. Barra Mansa é considerada uma pequena metrópole regional.

O comércio forte e tradicional são traços deste município. Os seus principais monumentos são a fazenda da Posse, a sede da Prefeitura, o Palácio Barão de Guapi, o Jardim das Preguiças e a Ponte dos Arcos. Muitos turistas estão sendo atraidos para Barra Mansa por sua natureza que compõe um grande cenário para quem deseja curtir um turismo cultural.

Diversas fazendas estão na cidade. A Fazenda Bocaina, Santo Antônio, da Posse, Criciúma, Rochinha e São Lucas Brandão, conservam a arquitetura da época e muita história. A igreja da Nossa Senhora do Amparo com a contrução iniciada em 1833 e só acabda 54 anos depois, também é um dos cartões postais mais procurados na cidade.

Para quem deseja encontrar tranqüilidade e hábitos de uma cidade pequena, unindo assim as atividades e características de centros urbanos, Barra Mansa é um roteiro certo para esta opção.