ARARUAMA - RJ
Apresentação   Praias  Links   Hoteis em Araruama   Fotos   Restaurantes


ARARUAMA
População 66.148 Homens 32.862 Mulheres 33.286
Área Total(km2) 635 Densidade pop. 104.17

Fonte: IBGE

O município de Araruma foi ocupado pelos índios Tupinambás. O local que hoje corresponde a cidade integrava a capitania de São Vicente, doada a Martim Afonso de Sousa, mas as primeiras informações sobre a ocupação do território foram em 1575, através da expedição que seguia para Cabo Frio. Os registros sobre o território de Araruama datam de 1615, em conseqüência da fundação da atual cidade de Cabo Frio, que veio impulsionar o reconhecimento do rio São João e da laguna de Araruama.

Em 1626, as terras de Araruama faziam parte das sesmarias doadas a Manuel Riscado, através do edital de 1799, foi criada a freguesia de São Sebastião de Araruama, que fez parte do município de cabo Frio até 1852, quando por Lei Provincial, passou a integrar o município de Saquarema.

Em 6 de fevereiro de 1859, a freguesia de São Sebastião de Araruama foi elevada a Vila de Araruama pela extinção da Vila de Saquarema, mas só foi considerada cidade em 1890, através do decreto do governador Francisco Portela.

A cidade se tornou conhecida mundialmente por abrigar em seu território a Lagoa de Araruama que tem uma saída para o mar, além de banhar sete municípios. É também considerada uma das melhores rajadas de ventos do Brasil, permitindo assim a prática de esportes náuticos como a vela, kitesurf e o windsurf.

O potêncial turístico de Araruama vai muito além, pode-se dizer que é a cidade da Região Norte - Fluminense que possui a maior variedade de atrativos naturais. Em sua área está localizada uma lagoa de água doce, chamada de Lagoa de Juturnaíba, a Restinga de Massambaba que exibe sua vegetação rara de bromélias e orquídeas e uma extensa área rural ainda pouco conhecida.

Com essa diversidade o turista tem a opção de lazer que mais lhe agrada. A tranqüilidade e simplicidade que a cidade oferece é uma das suas principais características. Araruama possui uma ótima infra-estrutura de hospedagem e restaurantes que oferecem pratos com especialidades da cidade: frutos do mar.