AQUIRAZ - CE
Apresentação   Praias  Links   Hoteis em Aquiraz   Fotos   Restaurantes


AQUIRAZ
População 52.282 Homens 27.100 Mulheres 25.182
Área Total(km2) 483 Densidade pop. 108.24

Fonte: IBGE

Aquiraz significa "Água logo adiante". É um município do estado do Ceará, conhecido como a "primeira capital do Ceará". Está localizado na costa leste do litoral, a 27 km de Fortaleza. Possui uma população de mais de 70 mil habitantes em sua área de 480,976 km² e clima tropical. Seu surgimento foi a partir do final do Século XVII, quando ainda originalmente incubado nos primórdios da colonização.

No ano de 1706, os camaristas iguapenses propõem a transferência da Vila do reduto portuário de Iguape para o reduto de Aquiraz. Os anseios do povo aquiraense, são atendidos quando a Carta Régia, no dia 30 de janeiro de 1711, acolhe como justificativa a localização do reduto cujo território tinha como vizinhos o rio chamado Pacoty e o porto do Iguape, podendo neste atracarem barcos conduzindo farinha e carne. A transferência foi feita em 27 de junho de 1713. A região foi elevada à categoria de cidade em 27 de julho de 1915, após dois séculos de espera. Contudo em dezembro de 1933, o município foi suprimido, sendo finalmente restaurado em 20 de dezembro de 1938.

Aquiraz é uma das cidades históricas mais belas do Brasil. Na Praça "Cônego Araripe", encontram-se as principais edificações de interesse histórico-arquitetônico do local. Entre elas a Igreja Matriz de São José de Ribamar; a antiga casa de Câmara e Cadeia, atualmente o prédio sedia o Museu Sacro São José de Ribamar; o Mercado da Carne, hoje Mercado das Artes; e a Casa do Capitão-Mor. Os escombros das antigas Pontes Imperiais ainda podem ser contemplados nas margens do rio Pacoti. E as ruínas da antiga capela de Nossa Senhora do Bom sucesso, construída em 1753, o que restou da antiga residência dos jesuítas, conhecida como "Hospício dos Jesuítas".