Sem dúvida, pode-se dizer que Águas Belas é uma das praias mais bonitas do Brasil. Esta maravilhosa cidade fica localizada no Ceará, entre os municípios de Fortaleza e Canoa Quebrada, na região do Sertão de Arcoverde e microrregião do Vale do Ipanema, a cerca de 315 km de Recife, contando com aproximadamente 40 mil habitantes.

O nome dessa cidade, pois o Ouvidor Jacobina encontrou água potável de excelente qualidade, e supostamente falou: "Águas Belas, a desta povoação que a chamam de Ipanema, quando lhe deviam chamar, antes, Águas Belas". Desmembrado do município de Buíque, Águas Belas foi elevada à categoria de cidade no ano de 1904.

Atualmente, a principal alternativa de diversão e turismo é a praia, com opções das de rio ou de mar. E, além das praias que estão ao alcance de todos, há quilômetros de praias desertas, que podem ser alcançadas caso você disponha de um 4x4 ou um buggy, podendo cruzar o rio na balsa e continuar rumo à Praia das Fontes e essas outras praias. Atravessando este rio, um paraíso indescritível se prolonga pelas desertas praias de Barra Nova. Águas Belas conta com uma infra-estrutura hoteleira suficiente para abrigar seus visitantes.

A alvura de suas areias habitadas por belos coqueiros e o verde esmeralda das suas águas, formam uma paisagem impressionante. O encontro do rio com o mar produz variações nas cores de suas águas que chegam a ser hipnotizantes.

Águas Belas conta ainda com as Águas Relaxantes, nome dado a um fenômeno ocorrido na margem direita do rio. Esse fenômeno ocorre devido a um conjunto de fatores somados ao fundo irregular do rio, que, ao baixar a maré, deixa as águas "empoçadas". Somado ao forte sol local, essas poças acabam se tornando pequenas "banheiras de água quente", proporcionando um banho relaxante.